Optimizer

Investigação, desenvolvimento e implementação de toda a arquitetura aplicacional necessária para o projeto, desde o desenvolvimento dos instrumentos informáticos necessários para a recolha e processamento de dados até à construção do protótipo para validação dos resultados.

Victor Carvalho
Business Manager da Optimizer. Responsável pela área de ID&T, e da Internacionalização. Além disto, presta apoio ao desenvolvimento e crescimento da empresa. Acumula ainda a gestão dos projetos co-financiados. Antes de se juntar à Optimizer, foi o Diretor de SI no Grupo Amorim e do Grupo SL, onde desenvolveu e implementou um ERP (entreprise resource planning) SAP em várias empresas. Além disso, trabalhou com ferramentas OLAP, com que criou um Executive Information System para as áreas financeiras e de vendas. Possui experiência internacional em vários países como Espanha, Reino Unido, Estados Unidos da América, Brasil e Moçambique. Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho. Ao longo da sua carreira profissional, obteve vasta formação em áreas como gestão e liderança.
 
Hugo Soares
Analista/Programador da Optimizer. Desenvolve o seu trabalho em implementação de padrões de eSaúde utilizando tecnologia Mirth Connect ou Oracle. Tem sido arquiteto de software, analista e programador em vários projetos, nacionais e internacionais, de interoperabilidade em eSaúde, utilizando standards H7 para ADT, LAB, RAD, entre outros. É também programador de Java para serviços backend e aplicações móveis. As suas competências técnicas incluem Mirth Connect, Java Enterprise Edition, JavaScript, XML/XSD/WSDL, cross-platform Mobile Development, servicços backend RESTful na EC2 cloud.

Rose Silva
Trabalha na Optimizer como consultora na área de Business Intelligence (BI) para o sector da saúde. Anteriormente trabalhou numa empresa internacional de TI, sector de saúde como Software Tester. Tem trabalhado principalmente na indústria de telecomunicações onde tem sido responsável por sistemas e testes funcionais. Aí as suas tarefas principais incluíram o desennho do modelo conceptual do projeto, escrever e executar casos de teste com a ajuda do Centro de Qualidade e com base nos conceitos assimilados na Certificação ISTQB (International Software Testing Qualifications Board). Actualmente tem participado na SPMS (Serviços Partilhados do Ministério da Saúde) onde tem desenvolvido um estudo da estruturação de informação com a utilização dos conceitos de Data Mining (mineração de dados).

João Rufino
Consultor da Oracle na Optimizer. Engenheiro de Software Sénior, com mais de 15 anos de experiência, 10 dos quais na área das tecnologias de informação no sector da saúde. Anteriormente exerceu a função de Arquiteto Chefe de Software na Alert  Life Sciences Computing, a empresa líder no mercado das soluções informáticas para a saúde. É Mestre em Software Engineering, pela Carnegie Mellon University. Trabalha neste momento num projeto de transformação numa grande cadeia comercial portuguesa, que dotará esta de capacidade de Master Data Management centralizado.
 
Maribel Oliveira
Analista / Programadora especialista em tecnologia Oracle. Participou em vários projetos em serviços de saúde, telecomunicações, vendas a retalho e administração. Trabalha com tecnologia Oracle há mais de 20 anos, especialmente em Oracle Forms, Reports, APEX and PLSQL. Participou em mais de 12 projetos relacionados com a saúde nos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Estes projetos privilegiam a criação de solução TIC para centralizar os centros de saúde nacionais: ligação do sistema de apoio do médico ao Sistema de Informação para a Saúde Oral, integração com a Prescrição Eletrónica de Medicamentos e implementação de um módulo para apoio administrativo, permitindo o registo e o pagamento por parte dos doentes relativamente a atos subsidiários.
 
Rui Lopes
Business Unit Manager (Responsável pela área de aplicações) da Optimizer. O principal objetivo da sua atividade é o desenvolvimento de aplicações direcionadas para o sector da saúde, nas quais está envolvido nos projetos de Health Metrology e QoLis (Quality of Life Information System). Com uma experiência de 15 anos em análise de requisitos, especificações funcionais e desenvolvimento de soluções através do uso de ferramentas de base de dados e desenvolvimento da Oracle. Licenciado em Informática de Gestão pela Universidade do Minho. Participou em equipas de desenvolvimento de software ERP, tem experiência em desenvolver soluções para determinados sectores de atividade (ambiente, indústria de bebidas, laboratórios) e está neste momento envolvido em encontrar soluções para a área da saúde, dirigindo o grupo interno da Optimizer e apoiando a área comercial no processo de marketing dos produtos desenvolvidos.
 
Alexandre Pereira
Systems Architect, Administrador de Application Servers e criador de bases de dados com mais de 10 anos de experiência em Arquitetura, Design, Implementação e Manutenção de Sistemas, Bases de Dados e Aplicações. Ao longo da sua carreira tem trabalhado nos mais diversos sectores, desde os serviços de saúde, telecomunicações, seguros e retalho. Desde 2012 está envolvido na implementação do novo sistema de Saúde Pública, com âmbito nacional, que substituirá os atuais sistemas e trará os serviços de saúde para o século XXI.
 
Pedro Madureira 
Exerce funções de consultor e analista/ programador em tecnologia Oracle desde 2006 na Optimizer. Tem uma vasta experiência em análise, desenho e especificação de processos, desenvolvimentos em Oracle PL/SQL, Oracle JDeveloper, ADF, BPEL, Java, Shell Scripting, Oracle Pro*C e Oracle Forms 9i, Oracle Business Process Analysis, Oracle Business Intelligence, Oracle Business Process Analysis, Oracle Data Integrator, Oracle Service-Oriented Architecture (SOA), Oracle Service Bus (OSB) e Orable Business Process Management (BPM). Anteriormente, exerceu funções de Técnico Especialista, integrado na Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação do INESC Porto. Possui uma Licenciatura em Informática de Gestão, uma Pós-graduação em Sistemas de Informação e um Mestrado em Sistemas de Informação, todos pela Universidade Portucalense.

Joaquim Gonçalves
Licenciado em matemáticas Aplicadas – ramo científico, Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela FEUP e Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa. É atualmente Professor Adjunto na EST – Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, onde foi presidente do conselho pedagógico (2 anos), diretor do curso de Informática (4 anos), coordenador do programa Erasmus (3 anos) e membro do CPAD (Centro de processamento e Análise de Dados) onde desenvolveu trabalho na área da bioestatística. Realiza investigação nas áreas da Inteligência Artificial, Informática na Saúde, Qualidade de Vida, Sistemas de Avaliação da Qualidade, Bioestatística, Sistemas de Informação e Bases de Dados. Desenvolveu o projeto QoLiP no IPO do Porto. É autor de diversas publicações em revistas e conferências internacionais com indexação ISI e/ou SCOPUS. Orienta projetos de final de curso desde 1992 e orientou 2 teses de mestrado concluídas e encontra-se a orientar 4 teses de mestrado 3 das quais na área dos sistema de apoio à decisão clínica. Organizou 3 conferências nacionais e é membro integrado do LIACC – Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Universidade do Porto e membro associado do CEISUC – Centro de estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra.