ICVS

Investigação e compreensão dos fatores críticos de sucesso ao nível de sistemas de informação / apoio à decisão que melhorem a QdV dos doentes, nomeadamente identificando as necessidades funcionais e tecnológicas dos doentes e profissionais de saúde, investigação e desenvolvimento de terapêuticas (criação de um guião/protocolo de recomendações e boas práticas) com impacto na QdV e avaliação e validação de todos os desenvolvimentos tecnológicos realizados para os doentes e profissionais de saúde.

Nuno Sousa

Professor Catedrático da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho. É o Diretor do Mestrado Integrado em Medicina na Universidade do Minho e diretor do Centro Clínico Académico do Hospital de Braga. É consultor no âmbito da educação médica e avaliação para várias entidades (NBME, EuroBMA). É o coordenador de investigação do Domínio das Neurociências do ICVS / Universidade do Minho. Os seus interesses de investigação estão focados principalmente no estabelecimento de correlações funcionais e estruturais mediadas pelo stresse e suas implicações em doenças neuropsiquiátricas. No seu laboratório de investigação já foram relacionadas dimensões como: avaliação detalhada dos eventos de neuroplasticidade, incorporação de células recém-geradas em redes neuronais, rearranjos da arborização dendrítica e contactos sinápticos combinados com as componentes comportamental, neuroquímica e eletrofisiológica, optogenética e biologia molecular e (epi)genética; o trabalho do laboratório segue uma lógica translacional da investigação básica para a clínica incluindo intervenções que promovem a recuperação da estrutura e recuperação de tecido neuronais. Nuno Sousa já publicou mais de 200 artigos de investigação revistos por pares; Fator H = 36. Para além do mérito académico, Nuno Sousa é consultor em diversas entidades relacionadas com a definição de políticas de ciência e investigação. É revisor Ad hoc de várias revistas de Neurociências e organizações internacionais de financiamento. Ele é Editor-in-Chief da Frontiers in Behavioral Neuroscience e Editor Associado da neurodegeneração Molecular. Foi, também, presidente da Sociedade de Portuguesa de Neurociências.

José Miguel Pêgo
É Professor Associado da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, onde leciona Farmacologia (Biopatologia) e é o coordenador do Departamento de TI. As suas atividades de investigação centram-se na caracterização comportamental e morfológica de modelos animais de ansiedade, e, mais correntemente, nos mecanismos moleculares subjacentes à neuroplasticidade dos modelos de stress da ansiedade. Tem igualmente experiência em análise comportamental de roedores, estereologia, e reconstrução 3D de neurónios. Está envolvido atualmente em três projetos de I&D no ICVS: “BNST – Bridging aNxiety, Stress and addiction” (do qual é líder), “MyHealth”, e “Sleep, stress and cognition in a cohort of medical students: an fMRI approach  Submit”. É autor e co-autor de mais de 35 artigos de investigação revistos por pares, 2 capítulos de livros, dezenas de comunicações em conferências nacionais e internacionais, e já recebeu 4 prémios/homenagens. É ainda revisor de 4 revistas nacionais/internacionais, foi membro da organização de duas conferências e já coordenou 6 workshops nas áreas de Neurociências, Anestesia e sonoanatomia. É ainda fundador e CEO da empresa iCognitus4ALL - IT solutions, uma spin-off da Universidade do Minho, cujo principal produto é o medQuizz.

Nadine Santos
Possui um bacharelato em Ciências Biológicas pelo North Central Texas College, Texas, EUA (2000), uma licenciatura em Bioquímica pelo Austin College, Texas, EUA (2002), um mestrado pela Sam Houston State University, Texas, EUA na área das Ciências Forenses (2004) e um Doutoramento na School of Molecular Biosciences, Washington State University, EUA em Biociências Moleculares (2009). Está a realizar o seu trabalho de pós-doutoramento na Escola de Ciências da Saúde, Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) (ICVS/3B’s, Laboratório Associado), na Universidade do Minho. A sua investigação centra-se na investigação do que determina e/ou contribui para o envelhecimento cognitivo saudável e com qualidade de vida. Publicou nos últimos 5 anos mais de 25 publicações em peer-reviewed journals, maioritariamente na área do envelhecimento, com um total de 190 citações, h-index 9 e i10-index 9. É participante ativa no European Innovation Partnership – Active and Healthy Ageing da EC, sendo oradora convidada em sessões do mesmo. É também membro da Subcomissão de Ética para as Ciências da Vida e da Saúde (SECVS) da Universidade do Minho, Portugal.
 
Patrício Costa
Licenciado e pós graduado em Estatística e Gestão de Informação e doutorado em Ciência Política. É Professor Auxiliar na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho e Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto onde leciona conteúdos nas áreas da estatística e das metodologias de investigação ao nível graduado e pós-graduado. Ocasionalmente leciona, também, conteúdos relacionados com psicologia política, marketing político e comunicação, bem como sobre sondagens e inquéritos de opinião. Os seus interesses na investigação focam-se essencialmente nas metodologias de investigação e estatística, nas questões relacionadas com a saúde e educação médica, efeitos dos líderes políticos no comportamento de voto, figuratividade dos logótipos, sobre os efeitos do envelhecimento na cognição e por fim no estudo da empatia em diversos contextos. É autor de mais de 40 publicações científicas em revistas internacionais nas diversas áreas que investiga. Recebeu em 2012 o prémio extraordinário de doutoramento correspondente ao ano de 2009-2010 e em 2014 recebeu o prémio docência na Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho.